Artemis II: após adiamentos, Nasa se prepara para voo tripulado à Lua

A NASA está nos preparativos finais para a missão Artemis II, que vai levar quatro astronautas a darem uma volta ao redor da Lua — sem pouso — pela primeira vez desde as missões Apollo, há mais de 50 anos. Foguete SLS e cápsula Orion já foram posicionados na plataforma do Centro Espacial Kennedy e a duração prevista é de cerca de 10 dias; o objetivo é testar tudo com gente a bordo antes das missões que vão pousar no satélite.

A missão é principalmente um grande ensaio em voo real: verificar navegação, comunicações, sistemas de suporte à vida e o comportamento do Orion em trajetória de retorno livre (que ajuda a garantir um caminho natural de volta, se necessário). Artemis II sofreu adiamentos anteriores e as datas ainda dependem dos testes finais (incluindo o “wet dress rehearsal” e o abastecimento do SLS), por isso janelas de lançamento em fevereiro e abril de 2026 têm sido citadas pela imprensa especializada.

A tripulação anunciada reúne três astronautas da Nasa — Reid Wiseman (comandante), Victor Glover (piloto) e Christina Koch — e o canadense Jeremy Hansen; o sucesso dessa missão abre caminho para a Artemis III, que terá pouso lunar planejado. Em resumo: é um teste gigante com gente a bordo que, se correr bem, reabre a era dos voos humanos ao redor da Lua e prepara o terreno para voltar a pisar nela.

Fonte: G1

Compartilhe este post.