A Espanha anunciou que quer bloquear o acesso às redes sociais para todo mundo com menos de 16 anos. O primeiro-ministro Pedro Sánchez disse que as plataformas vão precisar de sistemas de verificação de idade que funcionem de verdade, não só aquela caixinha de “declaro ter mais de 16”. Ele falou isso numa grande conferência em Dubai, dizendo que as redes viraram um “velho oeste digital” cheio de perigo pra criançada.
2 O governo espanhol tem reclamado que discurso de ódio, pornografia e desinformação circulam demais nas redes e prejudicam os jovens. Além da proibição, Sánchez falou que vai mandar um projeto de lei pra responsabilizar chefes das redes por conteúdos ilegais ou de ódio, e até criminalizar a manipulação de algoritmos que espalham esse tipo de coisa.
3 Essa ideia da Espanha entra numa onda global de regularem ainda mais as plataformas digitais. Em dezembro, a Austrália foi o primeiro país a proibir redes sociais para menores de 16 anos, e outros países europeus, como França e Reino Unido, também já discutem regras parecidas.
Fonte: G1