Governo anuncia corte de impostos para aumentar venda de carros de até R$ 120 mil
Foram anunciadas no início da tarde desta quinta-feira (25), pelo governo federal, novas medidas para baratear veículos no país. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), carros de até R$120 mil terão redução de IPI, Pis e Cofins, seguindo a lógica de "quanto menor o preço do carro, maior será o desconto do IPI".
O plano foi anunciado durante uma cerimônia do Palácio do Planalto, que contou com uma reunião com representantes do setor automotivo. Os detalhes das medidas foram fechados nesta quarta-feira (24), em uma reunião entre Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Alckmin anunciou que o governo vai conceder redução em impostos federais, como IPI e COFINS, para veículos novos de até 120 mil reais.
A ideia é permitir que as montadoras reduzam o preço dos chamados carros populares, para um valor abaixo de 60 mil reais. Em coletiva de imprensa, Alckmin detalhou que o governo deve conceder isenção que varia de 1,5 a 10,9%, que irá depender de três critérios.