Logo Super Jovem

NOTÍCIAS

Seriedade e ousadia são qualidades
que o ouvinte reconhece e valoriza.

pesquisadores do RS analisam como árvores ajudam a reduzir poluição no ar e na água

As árvores têm o potencial de atuarem como filtros de limpeza naturais do ecossistema. Esse é o ponto de partida de um estudo desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que busca analisar a importância das árvores no processo de redução da poluição na atmosfera.


O monitoramento é realizado por meio de coletores atmosféricos, desenvolvidos pela faculdade de Engenharia Florestas da UFSM. Esses recipientes são chamados de RW e foram construídos por meio de impressão 3D. A finalidade desse utensílio é captar a água da chuva.Dispostos no jardim botânico do campus da instituição, os coletores fazem monitoramento das áreas abertas e de florestas, identificando os tipos de elementos químicos trazidos pela poeira e pela chuva, além de apresentar a relevância das árvores na filtragem dessas substâncias.

De acordo com Mauro Schumacher, professor titular do Departamento de Ciências Florestais da universidade e coordenador do projeto, o papel desse projeto, que deve durar pelo menos dez anos, é constatar que "nós podemos, através das árvores e das florestas, amenizar" a poluição da atmosfera e, consequentemente, da água.

Posts
Relacionados