Logo Super Jovem

NOTÍCIAS

Seriedade e ousadia são qualidades
que o ouvinte reconhece e valoriza.

Submarino Titan: som de batidas será revelado e pode reabrir debate sobre causa da implosão

Em junho, quando o mundo inteiro acompanhava com apreensão as buscas por um submarino de apenas 7 metros de comprimento que havia desaparecido no fundo do Oceano Atlântico em uma expedição para visitar os restos do Titanic, um ruído trouxe esperança.


Tratava-se de um som que se assemelhava a batidas repetitivas. O barulho, captado pela Guarda Costeira do Canadá, que participava das buscas junto de equipes dos EUA e da França, 

será revelado ao público geral pela primeira vez nesta quinta-feira (7) em um documentário da TV britânica Channel 5 sobre a tragédia.

O ruído foi identificado no terceiro dia de buscas pelo submarino, em junho de 2023, por captadores de ruídos de aviões canadenses que sobrevoavam o local de buscas. O som se assemelhava a batidas contínuas e era ouvido em intervalos similares, de cerca de 30 minutos, segundo disseram autoridades à época.

O ruído fez com que todas as equipes de busca redirecionassem as rotas de buscas e focassem no perímetro ao redor de onde o som havia sido captado. Dias depois, sondas também do Canadá que vasculhavam o fundo do mar encontraram destroços na nova área de buscas.

Os destroços, segundo as equipes, confirmavam a tese de que a embarcação implodiu no fundo do mar, provavelmente por conta de uma forte pressão interna.

principal tese da principal investigação -- conduzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos -- é a de que os cinco passageiros do Titan nem sequer sentiram a implosãoque foi instantânea.

.

Posts
Relacionados