Drake; Ariana Grande: Inteligência Artificial rouba vozes e causa caos
Drake; Ariana Grande: Inteligência Artificial rouba vozes e causa caos
O futuro já chegou e uma das questões mais legais dele, e assustadoras ao mesmo tempo, é a rápida evolução da Inteligência Artificial, conhecida como IA. Além de ajudar em diversas áreas do planeta, como tecnologia, medicina, agropecuária e até mesmo explorações espaciais, a IA também serve para a indústria do entretenimento.
Mas pelo que parece, alguns pontos estão atrapalhando muito os artistas e criadores. Como por exemplo, o caso em que um internauta usou um programa para substituir a voz de The Weeknd pela de Drake na canção “Heart on My Sleeve”.
Além de Drake, diversos outros artistas sofrem com o roubo de suas vozes para “brincadeiras inocentes” de internautas, como o teste de voz em outros hits.
Ariana Grande domina o TikTok na parte de IA, já que seus fãs denominaram que ela tem o “tom perfeito” em qualquer música com o uso da tecnologia, e é incrível o número de canções que você pode achar com a voz da americana.
Até músicas brasileiras, como “Leão”, da eterna Marília Mendonça, é possível escutar na harmoniosa voz de Ariana Grande, além de diversos sons internacionais.
“O treinamento de IAs usando a música de nossos artistas (o que representa uma violação de nossos acordos e uma violação da lei de direitos autorais), bem como a disponibilidade de conteúdo infrator criado com IAs, levanta a questão de qual lado da história todas as partes interessadas no ecossistema da música querem estar: do lado dos artistas, fãs e expressão criativa humana, ou do lado das falsificações profundas, fraudes e negando aos artistas sua devida compensação”, concluí o documento.